Como o planejamento financeiro pode ajudar a alcançar suas metas

Fazer um plano financeiro pode envolver abrir mão de alguns gastos mais imediatos em prol de um sonho maior.

E isso nada mais é que buscar maneiras de melhorar cada vez mais a sua organização, tendo mais tempo para investir em ações que realmente são compatíveis com suas metas financeiras. Por isso, você não precisa gastar todo dinheiro que entra na sua conta! 

De maneira geral, planejar pode mudar a realidade de famílias, e essa deve ser a mentalidade. Se você busca uma aposentadoria melhor, comprar um imóvel ou quem sabe um carro, fique com a gente até o final deste artigo. Vamos te mostrar como se organizar melhor.

Como o planejamento financeiro pode ajudar a alcançar suas metas

Por que o planejamento financeiro é importante?

O planejamento financeiro é importante para te ajudar a ter visibilidade do que realmente é importante e conseguir conquistar os objetivos que você possui. Com ele, fica mais fácil equilibrar as contas e gerir suas finanças, com monitoramento, anotações e análise.

Além de te auxiliar a guardar dinheiro para fazer algo específico, ele te ajuda a focar nos planos de médio e longo prazo. Por meio desse controle você consegue entender com o que mais gasta, se são gastos realmente necessários e como aproveitar esse dinheiro que era investido em coisas supérfluas. 

Sem essas informações ficamos reféns de nossas impressões, sem ter certeza de para onde vai nosso dinheiro.

Como fazer um planejamento financeiro?

O planejamento deve ser permanente e não temporário nas suas finanças. E algo que se deve ter em mente é  buscar equilíbrio entre o que se deseja agora e no futuro. O que não é nada fácil. Então veja algumas dicas:

  1. Para começar é importantíssimo entender como está o seu orçamento, com o detalhamento de todas as receitas e despesas;
  2. Fique atento e identifique o que são suas despesas e corte gastos supérfluos;
  3. Diversifique as fontes de renda passiva, como aluguéis, investimentos e rendimentos em aplicações;
  4. Trace metas e as cumpra (embaixo vamos falar com mais detalhes);
  5. Cuide da sua reserva de emergência e esteja preparado para imprevistos ou momentos de maior dificuldade econômica.

Defina suas metas

Suas metas e objetivos são totalmente pessoais, mas fique tranquilo. Aqui vamos dar alguns exemplos e dicas de como você pode estabelecê-las, pensando no curto, médio e longo prazo. 

As metas de curto prazo são aquelas que você quer alcançar em até um ano. Pense nas importantes e urgentes, como ter uma renda extra, economizar mais e cortar gastos desnecessários.

Alguns outros exemplos são: diminuir os gastos com contas, vender coisas que você não usa mais ou quitar as dívidas, em especial as com juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. Em seguida, você pode partir para coisas como uma pequena reforma ou na compra de um móvel, por exemplo.

Metas de médio prazo são aquelas que precisam de um planejamento financeiro um pouco maior. Por isso, é comum que elas levem no mínimo dois anos para se realizar, porque precisam de mais dinheiro guardado.

Uma viagem ou uma festa de casamento, por exemplo, podem entrar na categoria de metas para médio prazo. Nesse caso, é importante fazer uma estimativa de custo para saber o quanto você precisa poupar por mês para conseguir juntar o dinheiro necessário. 

Outras metas podem ser: guardar uma parte do seu salário todo mês em uma reserva, juntar o valor necessário para fazer um curso importante para sua carreira ou trocar o celular por outro modelo mais moderno.

As metas de longo prazo demoram por volta de três anos ou mais. Elas exigem mais foco e persistência. Nesse caso, podemos incluir exemplos como trocar de emprego, comprar um novo carro ou juntar dinheiro para dar entrada em um imóvel.

Ainda mais, você pode incluir nessa lista coisas como: pagar a faculdade dos filhos e comprar um ponto comercial do seu negócio.

Também são consideradas metas de longo prazo aquelas que visam garantir seu conforto no futuro, como uma reserva financeira para ter uma aposentadoria tranquila.

Para não desistir desses objetivos, uma dica é colocar no papel em quanto tempo você gostaria de atingir cada um deles, e quanto de dinheiro será necessário investir mensalmente para conseguir atingi-los. Assim, você pode acompanhar seu progresso e ver como seu sonho está cada vez mais perto de ser realizado.

Foque nas metas e use investimento como meios

Você deve acompanhar suas metas constantemente e traçar estratégias para alcançá-las. Dinheiro parado embaixo do colchão, por exemplo, não é uma boa maneira de chegar lá. Ali sua grana não vai render, mas com uma opção de investimento seu objetivo pode ser concluído mais rápido. O seu dinheiro trabalha para você.

Temos diversas opções de produtos financeiros para você realizar seus sonhos. Comece agora, entre em contato conosco e fique mais perto deles.

Bônus: estude sobre educação financeira

A melhor maneira de você ter total controle da sua vida financeira é estudando sobre educação financeira. 

Por meio das Assembleias do Sicredi, pelo nosso blog e nos perfis nas redes sociais (já nos segue?) você vai se especializando e tendo mais liberdade e segurança para traçar o melhor caminho para você.

Entenda a fundo seus objetivos e coloque em prática tudo que já te ensinamos por aqui.

Leia também

Pessoa segurando um cartão de crédito e digitando “crédito rotativo” no seu Notebook.

Crédito rotativo: o que é e como funciona?

Educação Financeira

Conheça os principais golpes financeiros e como se proteger

Educação Financeira
Torneira aberta jorrando água

10 Dicas para economizar água em casa!

Educação Financeira
Duas mulheres conversando, sentadas, analisando gráficos financeiros em um notebook. Elas estão em um espaço público.

Breakeven: Entenda o que é o ponto de equilíbrio e como calcular

Educação Financeira