Sicredi

Fale conosco

Dicas de investimentos para alcançar a independência financeira

Já pensou em não precisar trabalhar e ter renda por meio de investimentos?

Esse deve ser o sonho de muitas pessoas por aí. Poder finalmente se dedicar ao que se quer, sem se preocupar com contas e outras responsabilidades. Sim, isso é possível, com muito planejamento e dedicação.

Seja no momento de se aposentar ou até antes, com a organização correta das suas finanças você pode alcançar a independência financeira.

Dicas de investimentos para alcancar a independencia financeira

O que é independência financeira?

Tecnicamente, independência financeira é quando você possui fontes de renda provindas de investimentos. Estas fontes de renda são chamadas passivas, já que você não está atuando ou trabalhando para ganhar esse dinheiro. O seu patrimônio que trabalha para você.

É preciso deixar claro que essa renda é feita, sem que os investimentos sejam prejudicados ou diminuídos. Não é preciso vender imóveis ou outros bens para que a esse objetivo seja alcançado. Ou seja, a independência não gasta tudo aquilo que você economizou.

Tipos de independência financeira

Existem alguns tipos ou fases da independência financeira. A primeira seria a de curto prazo, ou também como falamos em um artigo por aqui, reserva de emergência. Suas contas e gastos estão supridos de 3 a 6 meses, sem que seu padrão de vida seja alterado.

A independência financeira de médio prazo já garante um tempo maior de tranquilidade, de 6 meses a 1 ano. Depois podemos falar de independência de contas, onde o investidor está livre de dívidas e consegue pagar as contas.

O próximo passo seria a independência de trabalho. Aqui o indivíduo não precisa trabalhar para garantir a sobrevivência. Digamos que ele precise gastar R$ 3 mil por mês para pagar contas básicas, e que os dividendos de ações e outros investimentos rendam isso para ele. Assim as contas fecham e ele pode viver tranquilamente, sem precisar trabalhar.

A independência financeira completa vem depois, que é o grande sonho de todos. Além de pagar as contas com os proventos dos rendimentos, esse investidor consegue manter um bom padrão de vida, com grande leque de possibilidades. As preocupações com outros fatores são quase zero e todo o padrão de vida está assegurado. Um sonho, né?

Independência e liberdade financeira são a mesma coisa?

Os dois conceitos são diferentes e vamos te explicar o porquê. É preciso saber que apenas quando se tem liberdade financeira será possível alcançar a independência financeira.

A liberdade financeira é quando se pode decidir livremente o que fazer com o seu dinheiro e como trabalhá-lo, com segurança. Essa liberdade tem muito a ver com você ter o conhecimento necessário e as ferramentas disponíveis para gerenciar seu patrimônio.

Você não possui dívidas, consegue pagar suas contas sem precisar fazer sacrifícios, além de investir todo mês e comprar conscientemente sem comprometer seu plano financeiro.

A independência financeira como já explicamos é quando você consegue viver de renda, por um período de tempo ou permanentemente, colocando o dinheiro para trabalhar para você.

Como conquistar minha independência financeira?

Essa é a grande questão, a que vale (quase literalmente) milhões. Mas aqui vai um passo a passo com algumas dicas de como chegar lá.

Faça um planejamento financeiro

Anote todos os seus gastos, despesas e ganhos. Depois você vai definir um teto para os gastos. Importante definir limites para diferentes categorias de gastos. E claro, respeitá-los.

Estabeleça um teto para despesas com:
  • Alimentação;
  • Lazer;
  • Educação;
  • Saúde/Esporte;
  • Contas fixas (como água, luz, internet);
  • Vestuário;
  • Decoração;
  • Presentes;
  • Entre outros.

– Defina metas de curto, médio e longo prazo

Metas são importantes para te ajudar a direcionar suas decisões. Se uma meta é comprar uma nova calça no próximo mês, você vai pensar duas vezes antes de gastar dinheiro com alguma outra roupa que você gostou.

– Faça uma reserva de emergência

Já conversamos e te contamos bastante sobre essa reserva que garante que você possa manter o seu padrão de vida em casos de dificuldades temporárias, como desemprego ou um acidente, por exemplo. Desde que você invista de forma inteligente, claro.

– Tenha uma renda extra

Muitas vezes é preciso se sacrificar mais por um tempo, para garantir uma maior tranquilidade no médio e longo prazo. Freelas, bicos, usar alguma outra habilidade que se tenha, tudo isso pode te ajudar nesse momento.

– Faça pesquisa de preços

Lembra que você tem um teto para os gastos, certo? Então, isso significa que você deve pesquisar preços, aproveitar as promoções e, claro, pedir desconto!

– Renegocie dívidas

Um dos pontos essenciais para a independência financeira é você estar independente de contas. Ou seja: livre das dívidas.

Com o planejamento financeiro, você terá condições de dedicar parte do seu dinheiro para a negociação e pagamento total dessas contas.

– Invista seu dinheiro

Depois que você já tiver alcançado um equilíbrio e tudo estiver no azul é hora de você entender que investimentos combinam com você e como eles podem te ajudar a alcançar as suas metas. E claro, vamos te mostrar opções de investimentos para você alcançar sua independência.

Melhores investimentos para alcançar a independência financeira

O melhor para você ter segurança nos seus investimentos e não se preocupar com possíveis mudanças na economia do mundo é ter uma carteira diversificada. A ideia é você ter produtos de renda fixa (como nossos LCA e depósito a prazo), renda variável e por aí vai. Mas para colocarmos os pingos nos is, olha só essa seleção que fizemos para cada etapa da sua jornada de investidor:

Para a reserva de emergência é necessário optar por investimentos com maior liquidez, ou seja, que permitam resgate imediato. Além disso, eles devem ser de baixo risco. Afinal, sua reserva de emergência não pode ficar refém das volatilidades do mercado. Uma boa opção é o Tesouro Selic

Para renda recorrente existem investimentos que você faz o aporte e recebe, periodicamente, os rendimentos daquele investimento. É o caso de ações de empresas que distribuem dividendos e fundos de investimento imobiliários.

Para sua aposentadoria você deve optar por investimentos de maior prazo. Quanto mais tempo investido seu dinheiro, maior será a rentabilidade. Por exemplo:

  • Previdência privada
  • LCA
  • CDBs

Entre na nossa página de investimentos e conheça mais sobre outras opções para sua vida financeira mudar.

Notícias relacionadas

Entenda o que são debêntures, descubra os tipos existentes e saiba quais são as vantagens de investir nesse tipo de título. Confira!
Saiba qual a real importância da agricultura familiar no agronegócio brasileiro e como o Sicredi ajuda os pequenos produtores. Confira agora!
Descubra como funciona o trabalho como freelancer e saiba como começar agora a sua carreira independente. Clique e confira!