O que é investimento em renda fixa? Conheça os produtos

Rentabilidade definida no momento de contratação, conheça mais sobre essas aplicações

Na categoria renda fixa você mantém uma boa segurança, com possibilidade de liquidez em diversas opções, o que torna essas aplicações uma boa alternativa.

O que é investimento em renda fixa? Conheça os produtos

O que é Investimento em Renda Fixa

Os investimentos em renda fixa são aqueles que você já conhece e pode ter uma previsibilidade da rentabilidade, no momento de realizar a compra. Na renda variável, essa previsibilidade se torna menor, sendo este um dos motivos de maior risco.

São investimentos simples, e ainda contam com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos, FGC. Ou por aqui pelo FGCoop, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito. Caso aconteça um calote, o fundo funciona como um seguro e  devolve seu dinheiro.

Investir em renda fixa é como se você estivesse emprestando dinheiro para instituições financeiras, empresas ou o governo. Seu dinheiro emprestado é usado para financiar atividades e, em troca, é devolvido o dinheiro com juros.

Por que investir em renda fixa

A renda fixa te permite investir para diferentes objetivos. Seja montar uma reserva de emergência, comprar uma casa, viajar, etc.

Você escolhe um título que tenha maior conexão com o seu perfil de investidor, faça sentido com o seu objetivo, com seu momento, e pode até combinar diversas opções montando uma carteira diversificada.

A renda fixa é menos arriscada, diversos produtos te permitem rapidez na hora do resgate e você tem um rendimento muito maior que a poupança, por exemplo.

Tipos de produtos do investimento renda fixa

Temos alguns produtos de renda fixa:

  • Tesouro Direto: são os títulos públicos. É um dos mais populares entre aqueles que buscam investimentos em renda fixa. É parte do programa do Tesouro Nacional que vende os títulos, ou dívidas, conhecidos como Tesouro Selic e Tesouro IPCA.
  • CDB: certificado de depósito bancário. Aqui são dívidas de bancos, que vendem esses certificados para financiar operações e serviços. Normalmente segue a taxa DI como referência.
  • LCI e LCA: investimento em setores relevantes. Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por instituições financeiras. Funcionam de forma parecida. Também possuem FGC e são isentos de Imposto de Renda, para pessoas físicas. (Já conhece nosso LCA?)
  • Fundos de renda fixa: funciona no formato de condomínio onde cada participante (também chamado de cotista) adquire um número de cotas, e existe um gestor para realizar a compra e venda de produtos para rentabilizar o fundo e para realizar o pagamento de resgates.

Gostou dessa maneira de cuidar do seu dinheiro? Entre na nossa plataforma e comece agora a investir para conquistar juntos.

Leia também

Duas pessoas em uma mesa. Uma delas segura uma calculadora com juros compostos. Há papéis, dinheiro e um carro em miniatura.

Juros compostos: o que são, como calcular e como utilizar

Investimentos
Pilhas de moedas que vão crescendo até virar um monte de moedas dentro de um pote, simbolizando a evolução dos investimentos.

Conheça 5 grandes investidores para você se inspirar

Investimentos
Escritório de uma empresa. Há várias pessoas trabalhando em suas mesas.

Balanço Patrimonial: O que é, como ler e qual sua importância

Investimentos
Quatro pilhas de moedas em fileira, da menor para a maior. Há algumas linhas gráficas desenhadas, simbolizando altas e quedas em finanças.

4 dúvidas sobre os investimentos declarados no IR

Investimentos