Rentabilidade definida no momento de contratação, conheça mais sobre essas aplicações
Na categoria renda fixa você mantém uma boa segurança, com possibilidade de liquidez em diversas opções, o que torna essas aplicações uma boa alternativa.
O que é Investimento em Renda Fixa
Os investimentos em renda fixa são aqueles que você já conhece e pode ter uma previsibilidade da rentabilidade, no momento de realizar a compra. Na renda variável, essa previsibilidade se torna menor, sendo este um dos motivos de maior risco.
São investimentos simples, e ainda contam com a segurança do Fundo Garantidor de Créditos, FGC. Ou por aqui pelo FGCoop, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito. Caso aconteça um calote, o fundo funciona como um seguro e devolve seu dinheiro.
Investir em renda fixa é como se você estivesse emprestando dinheiro para instituições financeiras, empresas ou o governo. Seu dinheiro emprestado é usado para financiar atividades e, em troca, é devolvido o dinheiro com juros.
Por que investir em renda fixa
A renda fixa te permite investir para diferentes objetivos. Seja montar uma reserva de emergência, comprar uma casa, viajar, etc.
Você escolhe um título que tenha maior conexão com o seu perfil de investidor, faça sentido com o seu objetivo, com seu momento, e pode até combinar diversas opções montando uma carteira diversificada.
A renda fixa é menos arriscada, diversos produtos te permitem rapidez na hora do resgate e você tem um rendimento muito maior que a poupança, por exemplo.
Tipos de produtos do investimento renda fixa
Temos alguns produtos de renda fixa:
- Tesouro Direto: são os títulos públicos. É um dos mais populares entre aqueles que buscam investimentos em renda fixa. É parte do programa do Tesouro Nacional que vende os títulos, ou dívidas, conhecidos como Tesouro Selic e Tesouro IPCA.
- CDB: certificado de depósito bancário. Aqui são dívidas de bancos, que vendem esses certificados para financiar operações e serviços. Normalmente segue a taxa DI como referência.
- LCI e LCA: investimento em setores relevantes. Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por instituições financeiras. Funcionam de forma parecida. Também possuem FGC e são isentos de Imposto de Renda, para pessoas físicas. (Já conhece nosso LCA?)
- Fundos de renda fixa: funciona no formato de condomínio onde cada participante (também chamado de cotista) adquire um número de cotas, e existe um gestor para realizar a compra e venda de produtos para rentabilizar o fundo e para realizar o pagamento de resgates.
Gostou dessa maneira de cuidar do seu dinheiro? Entre na nossa plataforma e comece agora a investir para conquistar juntos.