Renda Extra: o que é e como construir uma?

Pessoa usando uma calculadora para calcular sua renda extra. Há papéis com gráficos financeiros e moedas empilhadas na mesa.

A Renda Extra é um assunto que deveria estar na ponta da língua (e do lápis) de várias famílias brasileiras, assim como a educação financeira em geral. No entanto, a realidade é um pouco diferente. Pouco se fala sobre como esse artifício financeiro pode ser de grande ajuda para lidar com algumas situações de crise ou na realização de algum objetivo ou sonho.

Se você não sabe o que é uma renda extra e como construir a sua, continue a leitura, pois vamos abordar o assunto de forma completa para você entender de uma vez por todas a sua importância.

Confira! 

O que é uma renda extra?

Renda extra é qualquer recurso financeiro que você adquire além do seu rendimento principal, geralmente obtido através do emprego formal. Quando você possui um imóvel e o aluga para outra pessoa, ou quando você usa seu carro em serviços de carona (Uber, 99 e afins), está, de certa forma, produzindo uma renda extra.

Por estes exemplos, percebemos que este dinheiro adicional pode ser oriundo de uma ampla gama de atividades, incluindo trabalhos freelance, venda de bens não utilizados, atividades de meio período, investimentos rentáveis, e até mesmo hobbies que podem ser transformados em oportunidades de negócio.

Ter uma renda extra é um método eficaz para acelerar o alcance de metas financeiras, como pagar dívidas, fazer uma viagem dos sonhos, poupar para a aposentadoria ou mesmo criar um colchão de emergência. Além disso, uma fonte alternativa de renda pode oferecer uma certa segurança em situações de incerteza econômica ou instabilidade no trabalho principal.

Quais os tipos de renda extra? 

Freelancing ou trabalho autônomo

Seja oferecendo seus serviços de consultoria, design, redação, entre outros, o trabalho freelancer permite usar suas habilidades em projetos pontuais e ganhar por isso. Diversas profissões hoje oferecem a chance de fazer dinheiro extra de forma autônoma, como, por exemplo, um programador que é contratado para desenvolver um site para empresas locais fora do seu trabalho formal.

Venda de produtos usados

Vender itens que não são mais usados, seja roupas, móveis, eletrônicos, pode gerar uma renda extra interessante e ainda ajuda a desocupar espaço em casa.

Investimentos

Investimentos em renda fixa, variável, imóveis ou criptomoedas são formas de aumentar seu patrimônio e gerar rendimentos passivos ao longo do tempo.

Trabalho em tempo parcial

Se o seu tempo permitir, um trabalho em meio período pode ser uma ótima forma de complementar a renda, seja em áreas como atendimento ao cliente, entregas, ou em setores que têm demanda em horários específicos.

Renda proveniente de hobbies

Se você tem um hobby ou uma paixão específica, como cozinhar, pintar, fotografar, pode considerar transformá-lo em uma fonte de renda, vendendo seus produtos ou serviços.

Cada uma dessas fontes de renda extra possui suas vantagens e desvantagens, por isso é importante analisar e escolher a que melhor se encaixa no seu perfil, disponibilidade e objetivos.

Qual a melhor forma de construir uma renda extra?

Embora algumas formas sejam mais eficazes do que outras, no fim, o maior fator determinante sobre seus resultados financeiros são as suas competências pessoais. 

Por exemplo: se você é um designer que tem facilidade e tempo disponível para trabalhar como freelancer, obtendo trabalhos além do seu emprego formal, então, provavelmente, você deveria investir nesse tipo de renda extra. Talvez a venda de produtos não seja para você, e vice-versa.

Algumas pessoas possuem maior facilidade para vender e acabam se saindo melhor nesse quesito.

Por outro lado, se você não tem aptidão com vendas ou uso de softwares de edição, experimente aprender mais sobre as diferentes frentes de investimentos, sejam eles em renda fixa ou variável. 

E, caso você consiga ter diferentes fontes de renda extra, melhor ainda! 

Mas não se preocupe! A internet é uma grande fonte de informações e conhecimentos práticos. É possível encontrar diferentes cursos e especializações 100% online e que devem fornecer para você o básico para aprender sobre diferentes áreas e, por consequência, mais formas de construir sua renda extra.

Aqui no Sicredi, a sua saúde financeira é uma das nossas maiores prioridades. Para nós, é de extrema importância compartilhar conhecimentos financeiros de forma democrática e sem complicações.

É por isso que alimentamos nosso blog periodicamente com diferentes conteúdos sobre investimentos e educação financeira. Assim, você consegue organizar seus ganhos de forma consciente.

Além disso, você pode se tornar um associado Sicredi. Abra a sua conta conosco e comece a investir hoje mesmo! 

Leia também

Casal no sofá fazendo contas na calculadora e segurando papéis ajustando detalhes para uma melhor economia doméstica

Economia doméstica: 10 dicas para organizar as finanças de casa

Educação Financeira
Homem colocando moeda referente à margem de contribuição em cofre de porquinho que está suspenso no ar

Margem de contribuição: o que é, como calcular e qual sua importância

Educação Financeira
pessoa vendo no celular dados do seu FGTS

O que é a Certidão Negativa do FGTS e qual a importância para empresas

Educação Financeira
Mulher negra sentada no sofá da sala da sua casa. Ela segura um cartão em uma mão e o celular na outra.

Empréstimo para MEI no Sicredi: As opções para microempreendedores

Educação Financeira