O que é depósito a prazo e como funciona

Compreenda as opções para escolher a melhor para você

O depósito a prazo é um produto financeiro no qual você empresta dinheiro para uma instituição financeira, como o Sicredi, e no fim de um prazo previamente acordado você recebe o pagamento desse valor com juros. Essa é a ideia básica de muitos produtos oferecidos por bancos, corretoras e instituições de crédito.

É uma lógica parecida com um empréstimo, em que o cliente e a financeira figuram como credor e tomador, respectivamente.

Por conta do retorno financeiro gerado, que muda de acordo com o montante investido, prazo e liquidez, o depósito a prazo é considerado um investimento, onde o risco é baixo, com solidez e rentabilidade.

Mas qual o diferencial do depósito a prazo? E como é o produto do Sicredi? Calma, vamos te contar!

O que é depósito a prazo e como funciona

O que é depósito a prazo

O grande diferencial de um depósito a prazo é o tempo de duração. Quando um cliente transfere dinheiro para uma instituição ou cooperativa, ele solicita um armazenamento e a proteção desses recursos.

A instituição financeira protege esses valores aplicados, mas também oferece uma remuneração ao cliente em uma data futura, acordada no momento do depósito.

Para isso, tal instituição emite uma espécie de recibo, confirmando a existência do crédito, assim como os juros aos quais o investidor dos recursos terá direito na data final.

No Sicredi, os depósitos a prazo são os Recibos de Depósitos Cooperativos, conhecidos também pela sigla RDC. Na prática, são as variações do produto Sicredinvest que, além de rendimentos estáveis e seguros, trazem a opção de investir com rentabilidade pré ou pós-fixada com base no CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Tipos de depósitos a prazo

Sicredinvest – Nessa opção é possível fazer aportes pequenos, a curto prazo. Boa escolha para quem quer investir com baixo risco e rentabilidade ligada ao desempenho do CDI, definida no momento de iniciar o investimento. Após o prazo da carência, a liquidez é diária, ou seja, você pode sacar seu dinheiro a qualquer momento.

Sicredinvest Pré – Opção de investimento prefixada, ou seja, no momento em que escolhe aplicar o dinheiro, o investidor já sabe qual será o retorno no fim do período combinado. Essa é uma boa opção para quem não precisa fazer resgates antecipados e pode deixar o valor render por mais tempo em comparação aos demais produtos da categoria.

Sicredinvest Automático – Produto de renda fixa que traz a vantagem de fazer aplicações automáticas, diretamente com o saldo da conta corrente. Você escolhe o valor a ser aplicado e, com essa facilidade, cria o hábito de manter uma frequência de investimentos. Quando for preciso, é possível fazer resgates automáticos para eventual cobertura na conta. A carência mínima é de apenas um dia, sendo indicado para pessoas físicas e para quem busca otimizar a gestão de fluxo de caixa de empresas.

Sicredinvest Evolutivo – Aqui o tempo é chave. Quanto mais tempo ficar aplicado, maior a rentabilidade do investimento. É um ativo de baixo risco e que pode render mais que outras aplicações semelhantes. Para cada faixa de prazo do recurso existe uma progressividade na taxa de remuneração, que é pós-fixada e ligada ao percentual definido em relação ao CDI na contratação.

Como funciona?

A lógica é a seguinte: após fazer o investimento é emitido o Recibo de Depósito Cooperativo – RDC. Nesse título deve constar as informações do investidor, da instituição financeira, a data de encerramento da operação e a maneira pela qual o pagamento será feito, de acordo com o tipo de depósito escolhido (pré ou pós-fixado).

Quando essa data chegar o cliente receberá o depósito de volta junto aos juros estabelecidos no momento do investimento.

Vantagens e desvantagens dos depósitos a prazo

Vantagens
  • Risco reduzido
  • Remuneração garantida após carência e prazo de vencimento cumpridos (Os produtos de Renda Fixa do Sicredi contam com o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que garante as aplicações em até R$250 mil por CPF/CNPJ.)
  • Aplicação simples e segura
  • Taxa de juro e prazos conhecidos desde início (exceto na opção pós)
Desvantagens
  • Taxa de juros baixas, se comparadas com outros produtos financeiros
  • Dependendo da modalidade, não é possível mexer no dinheiro investido (com possibilidade de penalidades caso o prazo não seja respeitado)

Visite uma agência e comece a cuidar do seu futuro.

Leia também

Homem negro, investidor, em um escritório. Ele está segurando um papel. Há um notebook e uma calculadora ao lado dele com investimento em royalties

Royalties: o que são, tipos e como funcionam?

Investimentos

RDC e CDB: entenda o que são e qual a diferença

Investimentos
Mãos de uma pessoa segurando papéis e calculando algo na calculadora. Na sua frente há moedas empilhadas.

Lucratividade e rentabilidade: qual é a diferença?

Investimentos
Mulher sentada em frente ao computador com telas e gráficos de investimento

Como investir dinheiro e ter lucro mensal

Investimentos